10/02/2015 - 2015

A Lingong tornou-se uma pioneira ao mudar as percepções de equipamentos chineses

A Shandong Lingong Machinery Co., Ltd. é uma fabricante de equipamentos chineses diferenciada. A filosofia de produção da empresa está orientada ao cliente e entrega equipamentos de construção da mais alta qualidade, com o menor custo e no prazo mais curto. Ela consegue fazer tudo isso usando tecnologia avançada e processos de manufatura eficientes; mais novos, melhores, mais inteligentes – em outras palavras, isso é o que faz com que a Lingong seja uma empresa diferenciada.
A antiga percepção de que baixo custo é sinônimo de baixa qualidade está desaparecendo gradualmente à medida que a globalização avança e os clientes têm acesso a bens de um número muito maior de fornecedores do que no passado. Além disso, as empresas que atingem maior sucesso no ambiente global altamente competitivo da atualidade são aquelas que conseguem manter baixos custos e, ao mesmo tempo, oferecer melhor qualidade.
Uma dessas empresas é a Shandong Lingong Machinery Co., Ltd. (conhecida como Lingong), que começou a fabricar seus equipamentos de construção com a marca SDLG no ano 1972. Por estar localizada na China, a empresa conseguiu aproveitar os custos de produção mais baixos e a economia de escala existentes no país. Por outro lado, a equipe de gestão da SDLG foi rápida em perceber que somente produzir equipamentos de baixo custo não bastava. Para transformar-se no fabricante líder de equipamentos de construção na China (que continua sendo a principal meta da empresa) teria que manter os baixos custos, mas também fabricar equipamentos com melhor qualidade que a concorrência.
Após um longo período de pesquisa e análise, finalmente em 2009 a empresa implantou o que chamou de Lingong Production System (LPS – Sistema de Produção Lingong), que orienta todas as facetas do projeto da empresa e dos processos de manufatura. Ao mesmo tempo, também desenvolveu um conjunto de diretrizes que orientam o desenvolvimento de produtos e outras operações. Tratam-se dos seguintes:
1. Os equipamentos da SDLG devem oferecer um retorno sobre o investimento mais rápido para os clientes
2. Os equipamentos da SDLG devem ter um desempenho robusto e ser confiáveis
3. A rede de distribuição da SDLG deve oferecer uma entrega de peças de reposição rápida e um alto nível de atendimento ao cliente
A combinação do LPS e das diretrizes funcionou bem em conjunto, fazendo com que a SDLG atingisse sua atual posição de mercado como uma das maiores fabricantes de pás carregadeiras de rodas do mundo e colocando a empresa no caminho para transformar-se na fabricante líder de equipamentos de construção na China.
O Sistema Lingong de Produção ajudou as vendas da SDLG através da eliminação de desperdícios no processo de manufatura, da melhoria na eficiência e, o que é mais importante, da maximização da qualidade. Cinco anos depois de a filosofia ter sido implantada pela primeira vez em suas fábricas de todo o mundo, a Lingong consegue mostrar resultados tangíveis que se refletem em prazos de entrega mais curtos, preços mais baixos e melhor qualidade. A filosofia por trás do LPS foi aplicada à produção de todas as linhas de pás carregadeiras de rodas, escavadeiras, equipamentos de construção rodoviária e outros equipamentos da marca SDLG.
Mas não é apenas a mudança no processo que está permitindo a Lingong melhorar ainda mais seus produtos, também foram feitos investimentos significativos. Por exemplo, em agosto de 2013 foi inaugurada uma unidade de montagem de dez milhões de dólares em Pederneiras, Brasil. Atualmente quatro modelos de escavadeiras de esteira estão sendo produzidos no Brasil, que vão de 13,8 toneladas a 24,3 toneladas. Outros investimentos incluem uma nova planta para a fabricação de cabines, unidades de pintura e uma fábrica para a produção de chassis na sede da empresa em Linyi, província de Shandong, China. Todos estes elementos estão ajudando a elevar os níveis de qualidade, ao passo que a economia de escala proveniente da planta de um milhão de m2 de Linyi mantém os custos baixos.
Um caminho contínuo rumo ao sucesso
O Sistema de Produção Lingong incorpora muitos dos processos mais avançados da atualidade, tendo o Kaizen como seu foco principal. A filosofia Kaizen define claramente tanto os processos humanos, quanto os mecânicos para conferir a mais alta qualidade ao produto final, da maneira mais eficiente e rentável. As fábricas da Lingong em Linyi e Pederneiras são comparáveis às melhores fábricas do mundo.
Wen Degang, diretor de operações da principal planta da Lingong, em Linyi, China, explica que a melhoria no processo de produção é um processo contínuo que exige comprometimento de todos os funcionários – desde os operários até a alta administração.
“Houve uma grande mudança na forma de pensar de nossos funcionários desde a implantação do sistema LPS – eles estão muito mais focados em trabalhar de forma eficiente e entendem o valor do que estão fazendo. Isto faz com que todos se motivem para fazer o melhor por nossos clientes,” acrescenta.
Ágil e com capacidade de resposta
O LPS também incorpora conceitos da produção Just In Time que permitem que as unidades de produção respondam rapidamente e de forma rentável às oscilações na demanda, mantendo o inventário a um nível mínimo.
“À medida que as vendas para o exterior dos produtos da SDLG continuam a aumentar, torna-se cada vez mais importante administrar volumes, otimizar prazos de entrega e garantir a qualidade”, explica Degang. “Com os processos Just in Time, os componentes não apenas são entregues quando necessitamos deles, mas também onde são necessários, ou seja, são entregues diretamente no local onde serão utilizados, na própria fábrica. Isto simplifica a tarefa dos trabalhadores em todas as fases da produção e reduz a possibilidade de erros.”
Como parte da preparação para atingir o objetivo de transformar-se na maior fabricante de equipamentos de construção da China, a Lingong investiu muito tempo e dinheiro em suas unidades fabris e em seu pessoal. A equipe de gestão sênior da empresa é formada por profissionais altamente qualificados – todos com os mais altos níveis de formação e com experiência adquirida em algumas das empresas mais importantes do mundo, incluindo a Price Waterhouse Cooper e fornecedores globais de produtos eletrônicos.
“Nossa equipe é jovem e ambiciosa e entende a importância de ser diferentes neste mercado. Nossas novas fábricas, o sistema de produção avançado e o pessoal bem informado e com conhecimento são os elementos que fazem com que a SDLG seja uma empresa diferenciada,”, afirma Degand.
Para mais informações, entre em contato com:
Guo Shaohua
SDLG
Tel: +86 539 8785578
312.548.8442
Email: shaohua.guo@sdlg.com.cn
Ben Shaw
Soporte SDLG PR
Tel: +65 9299 5192
312.548.8442
Email: shaw@se10.com
Sobre a SDLG
A Shandong Lingong Construction Machinery Co., Ltd., (conhecida como Lingong) é um dos principais fabricantes de equipamentos de construção na China produzidos com a marca SDLG. Além disso, é um dos principais fornecedores mundiais (em volume) de pás carregadeiras de rodas. A sede da empresa está localizada em Linyi, China e a empresa possui outra fábrica em Pederneiras, Brasil.
 
Os produtos SDLG estão voltados para o segmento de valor e são reconhecidos por sua confiabilidade e desempenho na obra. A empresa conta com uma rede de distribuição estabelecida e com vasta experiência nos mercados de exportação em que atua. Esta rede dedica-se a fornecer uma excelente disponibilidade de peças. A Lingong foi fundada em 1972 e atualmente emprega 3.150 pessoas.
06/02/2018

SDLG mostra suas máquinas para o agribusiness no Show Rural Coopavel 2018

A SDLG reforça sua atuação no agronegócio brasileiro participando do Show Rural Coopavel, um dos maiores eventos de tecnologia do agribusiness

07/06/2017

Babliton Cardoso é o novo diretor comercial da SDLG Latin America

Ele ratificou o compromisso de longo prazo da SDLG no Brasil e demais países latino-americanos, reafirmando a continuidade de investimentos na r

06/02/2017

SDLG mostra sua vocação para o agronegócio no Show Rural Coopavel

“Nossas máquinas são de fácil operação, tem boa produtividade, custo-benefício atrativo, manutenção simples e podem utilizadas em inúm

24/08/2016

SDLG está entre as melhores indústrias mecânicas e de engenharia da China

A SDLG é uma das melhores indústrias do setor mecânico da China, a segunda maior economia mundial, atrás apenas dos Estados Unidos. A Federa