Skip to content

Carregadeira sobre rodas: como operar a máquina com segurança

A SDLG te conta o que faz a diferença para garantir a segurança ao operador na hora de lidar com o equipamento pesado.

Operar equipamentos pesados é uma tarefa que requer bastante capacitação e atenção. As Carregadeiras sobre rodas fazem parte do tipo de maquinário essencial na operação.  Por isso, o operador precisa saber de detalhes que vão desde a velocidade ideal até a manutenção e vistoria do equipamento, além de outros detalhes indispensáveis, como o uso de EPIs.

Na sequência, você pode conferir dicas importantes que garantem a segurança do operador e dos demais envolvidos na obra na hora de lidar com a Pá-carregadeira. Confira!

l936-img-3

Dicas para uma operação segura de Carregadeira sobre rodas

 

Há alguns detalhes em que é preciso manter uma atenção redobrada para conseguir uma operação segura da Carregadeira sobre rodas. Como principais, temos:

 

Velocidade

O operador deve respeitar os limites determinados para cada tipo de operação, operando sempre em uma velocidade segura, a fim de garantir estabilidade ao equipamento e contar com a possibilidade de poder parar a máquina no caso de uma emergência.

 

Capacitação do operador

Cada vez mais as máquinas pesadas estão evoluindo. No entanto, para que o operador realize um trabalho eficaz e seguro, é indicado capacitação técnica e atenção ao Manual de operação da máquina.

 

Manutenção do equipamento

Ao lidar com equipamentos como a Carregadeira sobre rodas, qualquer parada não programada pode gerar problemas a todo uma operação. Por isso, antes de iniciar a operação, é ideal que o operador sempre faça uma inspeção na máquina, certificando-se que está em um estado adequado para o uso, sem oferecer riscos à sua segurança e dos demais.

 

Cautela no levantamento de cargas

Na hora de realizar o levantamento de cargas, o operador precisa ter cautela para fazer as manobras necessárias. Também é bastante prudente que exista distância ideal entre a máquina e o local ou outro veículo de descarga/carga, de forma que não exista risco de colisão entre os veículos.

A mesma cautela se estende para a hora de levantar, abaixar ou movimentar o equipamento de maneira geral.

 

Proximidade de redes elétricas

Uma vez que as Carregadeira sobre rodas trabalha com um sistema de elevação de caçamba, é preciso bastante cuidado para que não haja contato com as redes elétricas. Nesse sentido, uma boa dica é o operador sempre descer da máquina e observar por fora a real distância do equipamento e dos fios, garantindo uma visão do espaço completo, além de ser possível observar se, por acaso, há algum cabo pendurado ou mesmo no chão.

Na hora de se aproximar das redes elétricas, também é importante deixar os acessórios e implementos baixos. Mas, caso haja uma colisão com essas redes, o operador deve parar imediatamente a Carregadeira e permanecer dentro da cabine. Feito isso, é importante dar sinal para alguém e então aguardar para poder sair do equipamento em segurança.

 

Agora que já conferiu essas dicas essenciais, conheça os modelos de carregadeiras sobre rodas SDLG e aproveite para fazer uma cotação online. É fácil, prático e seguro!

Últimas Notícias

Veja todas